O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

sábado, 30 de junho de 2012

Arranca hoje: "Le Tour de France"!!

 Já se pedala nas estradas francesas! Inicia-se hoje a maior e mais mediática prova velocipédica do mundo: a volta à França. A prova rainha do ciclismo mundial apresenta-se, este ano, sem as duas maiores figuras do pelotão internacional: Alberto Contador (suspenso devido a problemas relacionados com doping), e Andy Schleck (lesionado), e apresenta-se, também, sem algumas das suas etapas de montanha mais míticas: este ano, os corredores não subirão ao Alpe d'Huez, ao Col du Galibier ou ao alto do Mont Ventoux.


Favoritos:

Cadel Evans - Vencedor da edição do ano passado, o australiano, ex-"eterno segundo", afastou os seus fantasmas e conta com umas experiência e qualidade que se podem revelar decisivas.

Bradley Wiggins - O homem da Sky é porventura o grande favorito à vitória final. Venceu o Paris-Nice, o Criterium Dauphiné e o Tour da Normandia, e conta com um elenco de luxo para o apoiar nas etapas mais duras (com Chris Froome à cabeça).

Vincenzo Nibali - O ciclista italiano, vencedor da Vuelta 2011, abdicou de correr o "seu" Giro deste ano, pelo que poderá desta feita ter uma palavra a dizer nas contas finais. Tem um potencial tremendo.

Frank Schleck - Sem Andy, o mais velho dos Schleck terá a responsabilidade de assumir a liderança da equipa e a candidatura à vitória final. Pelo menos, desta vez, não o veremos "preso" ao facto de ter de esperar/ajudar Andy, e esperamos vê-lo terminar nos primeiros lugares da classificação geral.

Outros potenciais candidatos: Poderão ainda ter aspirações a uma classificação interessante Ryder Hesjedal (venceu o Giro deste ano, não deverá estar no pico de forma), Robert Gesink (o contra-relógio é o seu calcanhar de aquiles), Jurgen van den Broeck (é um agitador, muito forte em alta montanha, veremos se terá consistência para não quebrar), Alejandro Valverde (regressa após suspensão, é um eterno candidato, e desta vez parece ter uma equipa à altura de o levar a algo mais do que as desilusões que habitualmente protagoniza).

Camisolas: A camisola verde poderá ficar novamente para Mark Cavendish. Contudo, o britânico não terá vida facilitada no que diz respeito à decisão das etapas. Tyler Farrar não lhe dará descanso, e não será o único: Óscar Freire, Petacchi, Sagan, Greipel e Bozic estarão certamente à espreita; quanto à camisola da montanha, ela deverá ficar para um dos favoritos à vitória final, com Gesink e van den Broeck como grandes candidatos.

Desta forma, a corrida francesa, sem favoritos claros e com um percurso algo alternativo, será um grande ponto de interrogação. Se, por um lado, vai ser completamente aberta no que diz respeito ao vencedor final, por outro, a quase ausência de chegadas em alto (apenas duas) e a alternatividade do percurso poderão retirar-lhe alguma espectacularidade.

Ainda assim, os portugueses terão especial interesse nesta prova, que contará com a presença de Sérgio Paulinho e Rui Costa (veremos se consegue dar seguimento à brilhante prestação na volta à Suiça ou se se vai "limitar" a devolver a ajuda que Valverde lhe prestou na prova helvética), que perspectivamos que irão estar na discussão de algumas etapas.

Quais são os seus palpites?

0 comentários:

Enviar um comentário