O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Helsínquia 2012 - Campeonatos Europeus de Atletismo - Resumo

Agora que terminou mais uma edição dos campeonatos europeus de atletismo, o Pé d'Atleta analisa o que de mais relevante aconteceu nesta prova que, ocorrendo a cerca de um mês do início dos Jogos Olímpicos, pode dar muitas indicações acerca do que acontecerá em Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto.

Na prova dos 100 metros masculinos, Christophe Lemaitre revalidou o título, com o tempo de 10,09 segundos, seguido de outro francês, Jimmy Vicaut, a apenas 3 centésimos de segundo. Na prova feminina, o título ficou na posse da búlgara Iveta Lalova.

Na final que se disputou de seguida, os 5.000 metros femininos, Sara Moreira esteve perto de garantir a primeira medalha de ouro para Portugal. No entanto, nos últimos 100 metros, perdeu duas posições, garantindo o bronze, atrás da russa Olga Golovkina e da ucraniana Lyudmyla Kovalenko.

No salto em comprimento feminino, que Naide Gomes falhou por lesão, triunfou a jovem gaulesa Elodie Lesueur de 24 anos, com um salto de 6,81 metros. O título de salto em altura feminino foi arrecadado pela atleta espanhola Ruth Beitia.


Vitezslav Vesely, atleta checo, sagrou-se campeão no lançamento do dardo (83,72 metros), ao passo que o alemão Pascal Behrenbruch (8.558 pontos) é o novo campeão europeu do decatlo.


No lançamento do peso masculino, prova em que o português Marco Fortes foi 5º classificado, o pódio foi composto pelo alemão David Stort, que revalidou o título, o holandês Rutger Smith e o sérvio Asmir Kolasinac.

A prova de triplo salto feminina trouxe a segunda medalha para as cores lusas. Patrícia Mamona ficou com a medalha de prata, a que se juntou a obtenção de um novo recorde nacional (14,52m), logo atrás de Olha Saladuha.

A Turquia deu um ar da sua graça no quarto dia destes Europeus. Ouro nos 3.000 metros obstáculos para Gulkan Mingir, nos 100 metros barreiras femininos para Nevit Yanit e nos 10.000 metros masculinos para Polar Arikan.

Os 200 metros masculinos trouxeram uma vitória holandesa, por Churandy Martina, enquanto o triplo salto masculino viu sagrar-se um novo campeão, o italiano Fabrizio Donato.

No sector dos lançamentos, vitória para o alemão Robert Harting no disco e do húngaro Krztian Parks no martelo.


O último dia dos Europeus de Helsínquia trouxe duas boas notícias para a comitiva portuguesa. João Almeida bateu o recorde nacional dos 110m barreiras e conseguiu os mínimos "B" para os Jogos Olímpicos. Por sua vez, Dulce Félix sagrou-se campeã europeia dos 10.000 metros, fazendo, finalmente, ecoar "A Portuguesa" no Estádio Olímpico da capital finlandesa.

São estes os resultados que o Pé d'Atleta entendeu merecerem um maior destaque, quer pelos intervenientes quer pelos motivos de interesse que podem criar para os Jogos Olímpicos 2012.

No que à prestação portuguesa diz respeito, os responsáveis lusos fizeram um balanço bastante positivo. A pontuação alcançada por Portugal é a melhor de sempre considerando apenas as provas de pista: antes, o melhor era de 37 pontos em Helsínquia’94 e 34 pontos em Budapeste’98 e Barcelona2010.
Em resumo, Portugal conseguiu três atletas medalhados, nove posições de finalista (8 primeiros) e seis de semi-finalista (16 primeiros). Salientam-se ainda os mínimos olímpicos de João Almeida nos 110 metros barreiras e os três recordes nacionais alcançados, pelo mesmo atleta e ainda por Vera Barbosa (400 barreiras) e Patrícia Mamona (triplo).
Veremos quais os resultados que serão obtidos nos Jogos Olímpicos, sabendo de antemão que não há comparação possível entre as duas competições, pela quantidade e qualidade dos atletas não-europeus participantes nas Olimpíadas. No entanto, esta participação portuguesa parece abrir boas perspectivas para o que aí vem.

O Pé d'Atleta quer saber a opinião dos seus leitores, em relação a estes Europeus, mas também já numa perspectiva de antevisão dos Jogos Olímpicos.

0 comentários:

Enviar um comentário