O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lendas do Desporto: Michael Jordan (com vídeo)

"By acclamation, Michael Jordan is the greatest basketball player of all time."

A citação, tirada do sítio da NBA, seria suficiente para se dar nota da magnitude que Michael Jordan atingiu na modalidade. Mas o leitor certamente ficará mais bem elucidado se lhe apresentarmos alguns números deste ícone do desporto mundial: foi bi-campeão olímpico pelos Estados Unidos, liderando aquela por muitos considerada a melhor equipa da história do jogo (com nomes como Magic Johnson, Larry Bird ou Karl Malone); foi eleito o most valuable player (MVP) da fase regular da por 5 vezes, e 6 vezes das finals; as suas mãos estão embelezadas com 6 anéis de campeão; esteve na equipa do ano da NBA por 10 vezes e 9 entre os cinco melhores defensores; foi bi-campeão do concurso de afundaços, o que lhe valeu a alcunha de Air Jordan; tem uma média de carreira (!) de 30,1 pontos por jogo e é dele o record de pontos num jogo de playoff (63), sendo que é também o terceiro maior marcador de sempre da competição, apenas superado por Karl Malone e Karim Abdul-Jabbar. Impressionante, não? Pena que a frieza das estatísticas acabe por "abafar" a espectacularidade do seu jogo...

Mas nem só de basquetebol se fez a carreira deste enorme desportista. Corria o ano de 1994 - já depois de ter ganho 3 campeonatos - quando o seu pai faleceu, o que o levou a tomar a decisão de abandonar a modalidade onde se evidenciou, para apostar numa carreira no basebol. Fez uma época em dois clubes de uma liga menor, e regressou à NBA e aos Chicago Bulls. E regressou a tempo de conquistar mais 3 títulos, no anos de 1996, 1997 e 1998.

No ano seguinte, anunciava a retirada que todos davam por definitiva, tal que nessa altura assumiu funções directivas nos Washington Wizards. Mas o "bichinho" do basquetebol ainda estava lá, e regressou aos pavilhões em 2001, pela equipa da capital. Deslumbrou por mais dois anos, e não é que ainda se mantém como o único jogador com 40 anos a conseguir marcar mais de 40 pontos num jogo?




O melhor é mesmo verem:



0 comentários:

Enviar um comentário