O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alemanha - Itália: Antevisão


Grande meia final, entre duas equipas que, só com o nome, impõem respeito!
No entanto, a condição actual destes dois gigantes do futebol europeu é bastante diferente. De facto, enquanto que a Alemanha partia para este campeonato, juntamente com a Espanha, como a principal favorita à vitória final, a Itália, sem se poder valer de uma equipa com os nomes de outros tempos, encarou este europeu de uma forma mais tranquila, estando afastada dos focos de atenção da imprensa.
E na verdade, se a Alemanha não tem desiludido, vencendo todos os jogos que disputou até agora, a Itália também já deu provas de ter capacidade para fazer estragos, começando por se apresentar a muito bom nível frente a Espanha no primeiro jogo e fazendo uma excelente exibição contra a Inglaterra no último.

Centrando a nossa atenção unicamente nos jogadores que compõem a convocatória de cada selecção, a Alemanha parte em vantagem, fruto do grande equilibrio de que dispõe em todos os sectores. Aliás, a Alemanha, em termos de equilíbrio do plantel, é, juntamente com a Espanha, a selecção que mais opções de alta qualidade tem ao seu dispôr, não tendo um único sector que se possa dizer que seja o parente pobre da equipa.

Ora, se na baliza Neuer oferece segurança como poucos, na defesa Lahm e Hummels são de qualidade máxima, assim como Schweinsteiger e Ozil no meio campo, Mario Gomez e Podolski na frente. Isto só para destacar alguns, até porque o banco alemão tem contado com jogadores como Klose, Gotze, Kroos, Reus, etc... Uma equipa com soluções para dar e vender.


Já a Itália aparece sem tantas soluções, contando com um 11 inicial favorecido pela classe de Andrea Pirlo, que aos 33 anos consegue comandar por completo as acções da equipa. A este, junta-se a solidez de Buffon na baliza, a qualidade de De Rossi no meio campo ou na defesa (apesar de ser médio poderá ser utilizado como defesa central se o esquema táctico escolhido for 3x5x2), o trabalho a meio campo do incansável Marchisio e a irreverência de Balotelli no ataque. No banco, conta ainda com três soluções ofensivas de grande qualidade, Di Natale, Diamanti e Giovinco, bem como com Nocerino para o meio campo, podendo ainda neste sector optar entre Montolivo e Thiago Motta. Como se pode ver, a Itália também tem armas para lutar pelo resultado.

Quanto ao jogo, acreditamos que a bola estará do lado da Alemanha em grande parte do tempo, ainda que esta Itália não seja tão defensiva quanto habitual. Efectivamente, o porte físico da Alemanha, bem como a maior velocidade nos seus processos de jogo, farão com que a Itália tenha que abordar o jogo com algumas cautelas.

Aqui será determinante a acção de Pirlo, que pela colocação de bolas longas poderá tirar partido da velocidade de Cassano e Balotelli. Caso consiga pressionar bastante as acções de Khedira e Schweinsteiger acreditamos que a Itália possa ter hipótese de discutir o jogo, até porque o jogo da Alemanha passa muito pelo jogo imponente destes dois médios, que permitem a Ozil soltar toda a sua magia, criando situações de golo que Mario Gomez pouco desperdiça.

Estamos ainda curiosos para a actuação de Abate, um lateral bastante ofensivo, que poderá prestar um importante auxílio nas acções ofensivas da equipa. Isto, apesar do seu jogo estar bastante condicionado pela presença de Podolski, fortíssimo nos duelos individuais e detentor de uma grande velocidade de execução (lembre-se que foi o melhor jogador jovem do Mundial de 2006). Já do lado direito do ataque alemão, cuidado com Müller, que ainda não se exibiu a um grande nível neste europeu mas que é sempre um perigo para as equipas adversárias.

Quanto a nós, a Itália aparece como uma forte e perigosa opositora desta poderosa Alemanha, sendo que, estando concentrada na defesa, poderá beneficiar de rápidos ataques iniciados nos passes de Pirlo e culminados com a velocidade de Cassano e Balotelli. Ainda assim, o Pé d´Atleta prevê uma vitória da Alemanha.

0 comentários:

Enviar um comentário