O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

quinta-feira, 28 de junho de 2012

História dos Campeonatos da Europa: Zagorakis

Theodoros Zagorakis (n.1971)

Numa edição do Campeonato da Europa em que figuravam no "hall of fame" estrelas como Figo, Deco, Raúl, Zidane, Nedved, Gerrard, Owen, Ballack, Davids, entre outros, o vencedor do galardão de melhor jogador da prova foi para... Theodoros Zagorakis.


O médio grego, que cumpriu ao longo da sua carreira 120 internacionalizações, iniciou o seu percurso no Kavala, tendo transitado para o PAOK de Salonica em 1993. Aí, assumiu papel de destaque até 1998, ano em que abraçou a sua primeira experiência fora de portas (ao serviço do Leicester), regressando dois anos mais tarde ao seu país. Pelo meio, a sua primeira convocatória para a selecção, no ano de 1994. Seria no entanto no "nosso" Euro 2004 que Zagorakis se daria a conhecer ao mundo do futebol. Totalista, a par de Nikopolidis, Kapsis, Dellas e Seitaridis, coordenou o jogo de transição grego a par de Karagounis, assistindo por duas vezes para golo. Curiosamente, apenas marcou se estreou a marcar pelo seu país na fase de qualificação para o mundial de 2006.


O estatuto de figura maior do campeonato disputado em Portugal valeu-lhe nova oportunidade de carreira no estrangeiro, desta feita ostentando as cores do Bolonha. Apenas esteve em Itália uma temporada. Regressou ao seu PAOK, clube onde terminaria a carreira como futebolista e iniciaria um novo percurso como dirigente. 

Uma vez mais, o Pé d'Atleta lança a discussão: quem será considerado o melhor jogador do Euro 2012? Haverá alguma surpresa?

1 comentários:

Peacetime Resistance disse...

Foi pena a Croácia ter caído numa fase tão prematura. Se calhar dessa equipa poderíamos encontrar um vencedor surpresa, como o Mandzukic ou o Modric. Pelo que tenho visto, e pela unanimidade do elogio, o Pirlo parece ser um dos que se encontra em melhor posição para levar o prémio. Se Deus quiser, hoje dará mais um passo nesse sentido.

28 de junho de 2012 às 17:57

Enviar um comentário