O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Michael Phelps: Quantas em Londres 2012?


O tão aguardado momento chegou! A indefinição em torno da participação olímpica de Michael Phelps, o maior nome da natação mundial , foi desfeita, sendo que podemos já ter uma ideia daquilo que poderão ser as suas ambições, em que provas poderá estar envolvido e que hipóteses terá de conquistar ainda mais medalhas de ouro (porque prata e bronze não lhe interessam).

Está já disponível a start list dos "trials" dos EUA para apurar a super equipa olímpica de natação, que dispõe de tanto talento que, não raras vezes, acabam por ficar de fora nadadores que poderiam mesmo lutar pela conquista de medalhas.

Conferindo a referida start list, constatamos que Phelps está inscrito em sete provas: 100 e 200 livres, 100 e 200 mariposa, 200 costas, 200 e 400 estilos.
A estas, acrescem naturalmente as provas de estafeta ( 4x100 livres, 4x200 livres e 4x100 estilos), de que Phelps fará parte, sem margem para dúvidas.

Muito provavelmente não irá nadar as sete provas individuais, fazendo depois a opção por quatro ou cinco, em que tenha eventualmente mais hipóteses de conquistar o ouro olímpico. Neste particular, muita curiosidade suscita a sua possível participação nos 100 metros livres, prova que está muito longe de ser a sua especialidade e na qual existe uma fortíssima concorrência a nível internacional. No entanto, é de Phelps que falamos e, como já tivemos oportunidade de ver, para ele não há impossíveis.
Também a sua participação nos 400 estilos é ainda uma incógnita, isto porque, apesar de estar inscrito, disse já em várias ocasiões que esta prova não estaria já no topo das suas prioridades. Veremos...
Relembramos ainda que esta vai ser a última grande competição do nadador norte-americano, que já assumiu que irá terminar a carreira após os Jogos Olímpicos. Ele que conta com o 16 medalhas olímpicas, 14 delas de ouro! Além disso, é o atleta com mais medalhas de ouro numa só edição olímpica, contando com 8 vitórias em Pequim 2008!

Como se não fosse suficiente, poderá ainda superar outro registo, detido pela antiga ginasta soviética Larisa Latynina, com 18 medalhas olímpicas entre 1956 e 1964, tornando-se assim o mais medalhado olímpico de sempre. Para isso, vai ter de enfrentar como grande adversário o seu colega de equipa Ryan Lochte, um nadador que, não fosse ter nascido na mesma época de Phelps, seria uma estrela ainda maior. Duelos que prometem ser verdadeiramente espectaculares!


Aqui fica o vídeo das 8 medalhas de ouro em Pequim 2008.






5 comentários:

Anónimo disse...

Penso que 200 C e provas de estilos estarão fora do alcance dele. Costas, porque como sabemos, Phelps não é o melhor a costas. A estilos, o Lochte está muito forte e não deixará Phelps ganhar-lhe.

20 de junho de 2012 às 13:41
Unknown disse...

Costas não é efectivamente o melhor estilo de Phelps. Quanto às provas de estilos, aí vão estar os tais duelos muito interessantes com Lochte. Ainda que este tenha estado melhor ultimamente, convém não esquecer que Phelps faz uma preparação exclusivamente voltada para os J.O. e que, se aparecer ao seu melhor nível, pode perfeitamente discutir a vitória.

20 de junho de 2012 às 15:11
Anónimo disse...

Os 200C podem ser uma espécie de desafio. 100L, apesar de não ser a sua prova de eleição, a sua marca está entre as melhores da época.200L certamente será um duelo com o "gigante" alemão! 100M e 200M não estará muito comprometido, apesar de nos 100 haver o Cavic, mas não me parece que esteja à altura. 200E o Phelps perde um pouco para o Lochte a costas, mas tem uma ponta final única e normalmente supera tudo e todos. Os 400E são também uma prova onde a concorrência andará longe, mas caso o Phelps participe nesta prova encaro isso apenas como um "quero mais uma medalha". Mas não se esqueçam de que a estilos existem um nadador fenomenal na Hungria...que nunca desiste da vitória.
O Phelps disse que iria apostar em provas novas e, segundo esta lista, apenas surgem os 100L e 200C...mantendo-se todas as outras.

20 de junho de 2012 às 17:25
HCG disse...

QUE BESTA!

Estou ansioso para os JO

24 de junho de 2012 às 13:26
Anónimo disse...

Vai-se ver mesmo aflito para lutar com o Lochte. Já se viu pelos 400E

27 de junho de 2012 às 14:53

Enviar um comentário