O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

NBA: Heat conquistam o título! Será o início da dinastia James?

Contra as nossas expectativas, a equipa dos Miami Heat sagrou-se campeã da NBA, batendo na finalíssima os Oklahoma City Thunder. E mais surpreendente se torna este triunfo quando olhamos para os seus números: 4-1. Os Heat despacharam Durant e companhia em 5 jogos, algo que entraria nas previsões de poucos. No entanto, o regresso de Chris Bosh e, sobretudo, as exibições absolutamente arrebatadoras de Lebron James deram à equipa de Miami um título que, pelo que acabaram por fazer ao longo do plyoff, se ajusta bem.

A história desta final "acaba" no jogo 2, quando os Thunder, dispondo de uma vantagem confortável ao longo de todo o encontro, e jogando em casa, desperdiçam a hipótese de elevar a conta para 2-0 e tornar a missão dos pupilos de Spoelstra muito mais espinhosa. Assim, com 1-1 e com Bosh perto de voltar à plenitude das suas capacidades, a equipa de Miami trouxe a decisão para casa, venceu os seus 3 jogos no seu reduto e arrumou a questão sem mais complacências.

Já mencionámos Lebron James, sem dúvida a grande figura da época na NBA - MVP da fase regular e também da final - mas esta final também se decidiu pela mão de alguns improváveis. Mario Chalmers fez 25 pontos no jogo 4, conseguindo limitar os estragos feitos por Westbrook (43 pontos) nessa partida; Mike Miller, sempre tão apagado ao longo da temporada, fez 23 pontos no jogo decisivo (7 em 8 de lançamentos triplos); Shane Battier foi importantíssimo na manobra defensiva da equipa, "sacando" inúmeras faltas ofensivas ao adversário e, no ataque, mostrando-se certeiro a lançar fora do perímetro. O jogador menos em foco, mas sempre importante, acabou mesmo por ser Dwayne Wade, astro que sucumbiu perante os números inacreditáveis de Lebron James.

Do lado dos Thunder, toda a equipa mostrou que ainda está "verde" para estas andanças. O talento está lá, e certamente no próximo ano voltarão a apresentar-se entre as 4 melhores equipas da competição, mas nesta final os jogadores não souberam dar a machadada final no seu 2º jogo em casa, o que se revelou determinante.

Em suma, vitória justíssima da equipa de Miami, e o 1º título da carreira de Lebron James, que poderá entrar para os anais da história da modalidade se conseguir materializar em títulos todo o basquetebol que tem dentro de si.

2 comentários:

Miguel disse...

Acho que o Lebron James e os Heat já mereciam este título.
Foi justo, eles dominaram as finais a excepção do 1º jogo.

Vocês estão a fazer um óptimo trabalho , parabéns!

22 de junho de 2012 às 16:42
HCG disse...

Os Heat são realmente a melhor equipa neste momento. Não estão montados para uma época inteira(há várias lacunas), mas em playoff são mortíferos, porque as necessidades de gestão são bastante diferentes.

Os seus grandes jogadores são jogadores plenamente feitos. Battier,Chalmers,Haslem,Miller mesmo não sendo craques souberam lidar com o nervosismo de uma final.

Os Thunder serão campeões de certeza. Durant & Westbrook (de quem não gosto particularmente) Harden & Ibaka, todos eles têm margem de progressão enorme e serão figuras da NBA na próxima década (Ibaka parece-me ser o que tem a maior margem de progressão considerando o estado actual. "Beast Mode" de Garnett não desaparecerá). Além disso, Perkins é um tipo de jogador cada vez mais raro e muito útil, e contam ainda com Sefolosha (um grande jogador de equipa).

É caso para dizer que era muito cedo para esta hiper talentosa equipa.

Além do mais, King James é de outro planeta. Durant é de uma eficácia assustadora, mas falta-lhe mais 1/2 épocas para estar no patamar de LB. (falta-lhe "um bocadinho assim", evoluir defensivamente e fisicamente e aí será um dos grandes da história com LB).

Wade é o caso que me intriga mais. É um dos meus jogadores favoritos, mas parece-me que precisa de ser a estrela da equipa, algo que com LB será sempre impossível. Wade fora da sombra de LB, discutiria com este e Durant o prémio de MVP! Provavelmente ele próprio pensa isso e deve ser-lhe muito difícil lidar com o papel secundário!

24 de junho de 2012 às 13:42

Enviar um comentário