O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Euro sub19: o futuro está aqui!!

Na ressaca do Euro 2012, no qual a selecção nacional se portou bastante bem, é a vez dos sub19 entrarem em campo para disputarem o ceptro europeu. Com 2 jogos realizados, os "miúdos" comandados por Edgar Borges conquistaram já 4 pontos, batendo a anfitriã Estónia por 3-0 e empatando a 3 golos com a Espanha num grande jogo de futebol.

Pois bem, se atentarmos nos 23 jogadores que Paulo Bento levou à Polónia e Ucrânia, facilmente podemos constatar necessidades urgentes no nosso conjunto: desde logo, um ponta-de-lança; depois, um médio criativo; por fim, um banco de suplentes à altura e que ofereça mais soluções ao técnico luso. E a verdade é que essas soluções podem passar precisamente por esta nova fornada de jogadores que carimbou hoje o passaporte para o mundial de sub20, a disputar na Turquia no próximo ano.

Vejamos:

Guarda-Redes: Rafael Velloso, guarda-redes com características físicas invejáveis para a posição, precisa talvez de melhorar os seus reflexos - por exemplo, no 1º golo deu ideia que podia ter feito um pouco melhor.

Laterais: Edgar Borges tem optado por 2 homens do Benfica - Daniel Martins e João Cancelo. O primeiro é um lateral esquerdo bastante alto, seguro nos princípios defensivos e que bate bem as bolas paradas (já marcou um golaço de livre directo neste Euro); quanto a Cancelo, podemos dizer que é o contrário do seu colega: sobe muito, tem técnica e cruza bem, mas ainda é um pouco "verde" no posicionamento defensivo (Delofeu hoje deu-lhe água pela barba). Compreensível, tendo em conta que falamos de um jogador nascido em 1994; na partida de hoje ainda entrou Pedro Almeida, mas teve pouco tempo para se mostrar.

Centrais: Tiago Ilori e Tiago Ferreira formam a dupla de centrais desta selecção, mas a verdade é que se nota alguma falta de entrosamento entre ambos (o primeiro joga no Sporting, o segundo no Porto). Contudo, Ilori é um jogador bastante alto e rápido (notável um "pique" que teve com Jesé, já perto do final da partida, a incomodar decisivamente o avançado do Real Madrid que ia sozinho para o 4-2), e mostrou que pode ser o futuro da selecção principal; o segundo é um central "à Porto": muito forte no desarme e com umas disponibilidade e raça que sempre caracterizam os centrais portistas (a excepção é Ricardo Carvalho), que compensam a falta de velocidade que revela.

Meio-campo: o seleccionador tem optado por um tridente constituído por Agostinho Cá, João Mário e André Gomes, tendo utilizado ainda Tozé e Ricardo Alves (este último no primeiro jogo). Agostinho Cá é um médio agressivo, com muita capacidade de recuperação de bola, mas que consegue também transportá-la com qualidade; o mesmo se aplica ao capitão João Mário, mas este jovem jogador do Sporting impressiona pela classe e maturidade com que joga: sempre bem posicionado, tem muita qualidade de passe e é o gestor dos tempos de jogo da equipa; quanto a André Gomes, faz lembrar Lucho Gonzalez: um médio alto, que joga de cabeça levantada, faz a bola chegar de um flanco ao outro com grande facilidade e aparece com muita pertinência perto da área para finalizar. Faltar-lhe-á talvez alguma capacidade de aceleração; Tozé pode ser considerado "suplente de luxo". O portista - melhor marcador do apuramento - já deu um ar da sua graça, passando para Esgaio arrancar o penálti que deu a igualdade final.

Alas: Portugal - e em particular o Sporting - tem tradição na formação de jogadores para este sector do campo. Esta selecção de sub19 não foge à regra: Bruma é um jogador de grande futuro, com técnica apurada e grande explosividade, e que tem inteligência na tomada de decisões no último terço; Ricardo Esgaio é um jogador mais discreto, mas que combina muito bem com o lateral do seu flanco. Dá profundidade do lado direito e cruza com qualidade (nota para o pormenor de grande recorte técnico com que, ao cair do pano, tirou o defesa espanhol do caminho o ganhou a grande penalidade que viria a resultar no 3-3); já Ivan Cavaleiro, tem mais de Bruma do que de Esgaio. Muito rápido e agressivo, parte para cima dos defesas sem medo e tem facilidade em jogar com os dois pés, contudo não decide tão bem como o primeiro dos outros citados. Na partida de hoje foi utilizado na frente de ataque e saiu-se bem nessa função.

Ataque: Betinho é o titular indiscutível na frente de ataque. Pese embora a sua fisionomia não ajudar - é baixo e franzino - o avançado do Sporting tem killer instinct (aquilo que falta a Nélson Oliveira). Movimenta-se muito bem na área - com relevo para as diagonais curtas, depois das quais recebe e remata - e é eficiente. No entanto, duvidamos que alguma equipa aposte num elemento tão baixo para referência ofensiva... A alternativa tem sido Cafu, jogador que no seu clube actua como "8" ou "10" (!), mas que é fisicamente bastante mais potente que Betinho. Hoje, todavia, o Sportinguista foi rendido por Ivan Cavaleiro, extremo de origem e que acabou por cumprir bem a sua missão.

Em suma, se os clubes apostarem nestes jovens (acreditamos que a integração nas equipas B podem ser um factor de desenvolvimento chave), o futuro da selecção poderá estar assegurado. É que, além da valia individual dos jogadores, esta geração apresenta já um excelente entrosamento colectivo, capacidade de circulação de bola e facilidade na criação de espaços. Quem sabe não veremos algumas destas promessas já no próximo campeonato do mundo?

2 comentários:

Nuno Paixao disse...

Gostaria de perceber a douta opinião de "O Pé d'Atleta" sobre o futuro da nossa selecção. Acham que vamos ter uma selecção mais forte ou mais fraca que a actual, tendo em conta as camadas jovens do nosso futebol?
O que dizer da proibição dos empréstimos entre clubes do mesmo escalão: mais transparência desportiva ou prejuízo para a formação de jovens atletas? As equipas B atenuaram os efeitos desta medida?


Grato pela V/ atenção.

Nuno Paixão

7 de julho de 2012 às 01:14
Meddler disse...

Na baliza estamos mal servidos. De nada adianta ao Veloso e ao Varela terem características físicas pouco comuns nos GRs portugueses se depois não têm talento para mais. Ainda assim o Veloso, pelo que tenho visto no campeonato de júniores, parece-me ser claramente melhor que o Varela.

Na defesa a situação é imprevisível. Daniel Martins é um remendo. Os dois centrais são macios demais, e reconheço que o Ilori pode vir a dar jogador. Já o Tiago Ferreira nem parece um central formado no Porto. O miúdo tem um hype muito grande e eu nunca percebi bem porquê. Faz falta um central de mais fibra, daí não entender porque razão o Fábio Cardoso do Benfica não foi convocado. O João Cancelo tem tudo para ser um grande lateral. Ofensivamente é forte e apenas necessita de corrigir as lacunas posicionais que ainda tem. Outro jogador que não está no Euro, mas porque esteve lesionado grande parte da época, é o Bruno Gaspar, também do Benfica. É muito promissor e tem características diferentes do Cancelo. É mais vertical e protege muito melhor o espaço. O Benfica pode-se dar ao luxo de ter dois promissores laterais direitos à sua disposição. Resta saber se os aproveitam.

No meio campo destaca-se claramente o João Mário (o melhor jogador desta geração) e o Agostinho Cá. O André Gomes precisa de ganhar mais intensidade de jogo e ganhar calo, porque de resto tem tudo. Passe, gestão de tempos, equilíbrio defensivo e desequilíbrio ofensivo.

No ataque é onde estamos pior. O Bruma é um bom extremo, bons pés, mas é limitado na interpretação do jogo. O Esgaio jogou adaptado a extremo, ele que é lateral direito e está tapado pelo Cancelo, e desiludiu. Mas é bom jogador. O Betinho nunca na vida será ponta de lança de grande equipa. Infelizmente naquela convocatória não há melhor, daí ser ele o titular. O Ivan Cavaleiro pode jogar nessa posição, mas não é jogador que tenha grande futuro, a meu ver.

Uma nota ainda para o Cafú, do Benfica. Jogou a avançado na maior parte do campeonato de júniores em virtude de faltarem opções para a posição. E está nesta convocatória com essa intenção, de ser uma alternativa ao Betinho. Mas é no meio campo que ele mais rende e onde tem tudo para ser um grande jogador. Cá, Cafú e João Mário podem vir a ser um meio campo de luxo.

PS: Aproveitando o facto de estarmos a falar das camadas jovens, um jogador a seguir é o Raphael Guzzo, médio criativo do Benfica, que será júnior de primeiro ano esta época, e o João Nunes, central também do Benfica, que deverá emparelhar com o Fábio Cardoso no eixo da defesa dos sub19 do Benfica.

7 de julho de 2012 às 17:42

Enviar um comentário