O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

sexta-feira, 6 de julho de 2012

FIFA aprova tecnologia da linha de golo


Após nove meses de testes em Inglaterra, Alemanha, Hungria e Itália, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) deu “luz-verde” ao recurso à tecnologia da linha de golo. Aprovadas também equipas de arbitragem de cinco elementos.
Das várias propostas das empresas envolvidas nos testes, apenas dois sistemas foram aprovados: Hawk-Eye e GoalRef. Apesar da aprovação, ambos os sistemas terão de ser sujeitos a vários testes laboratoriais e no terreno para depois poderem solicitar uma licença à FIFA.
A tecnologia da linha de golo está prevista ser já utilizada no Mundial de Clubes deste ano, na Taça das Confederações de 2013 e também no próximo Mundial de Futebol, que vai ter lugar no Brasil, em 2014.

O Hawk-Eye, criado em 1999 e usado no ténis desde 2006, é um sistema que utiliza entre seis e oito câmaras de alta velocidade, posicionadas em ângulos diferentes em cada umas das extremidades do campo, para calcular de uma forma exacta a posição da bola. Depois, é transferido para o "software" de vídeo e processado em imagem 3D. Espera-se que em menos de um segundo a informação chegue à equipa de arbitragem.

O GoalRef é um sistema que cria uma estrutura de ondas de rádio equivalente a uma cortina de luz. Esta tecnologia passa pela instalação de campos magnéticos à volta da baliza. No momento em que a bola, equipada com um pequeno dispositivo electrónico, ultrapassa totalmente a linha de golo, é detectada uma pequena alteração no campo magnético. Calcula-se que a informação demora menos de um segundo a chegar à equipa de arbitragem, através de uma vibração e uma mensagem nos seus relógios.

A discussão, que já durava há longos meses, e que ganhou ênfase com os golos não validados de Lampard à Alemanha (Mundial 2010) e o da Ucrânia, num jogo frente à Inglaterra (Euro 2012), recebe assim um avanço significativo, visando a melhoria do nível das arbitragens, e consequente verdade desportiva.


Todavia, a decisão não tem uma aplicação imediata, pois as federações nacionais terão liberdade para adotar (ou não) o recurso a estas tecnologias.
Apesar da pressão mediática em torno desta matéria, também havia opositores de peso, como o presidente da UEFA, Michel Platini. Durante o último Euro2012, Platini voltou a reiterar a sua preferência pelo sistema de cinco árbitros em campo. «Sou contra a entrada da tecnologia para a tomada de decisões», explicou. A UEFA poderá decidir ainda não adoptar a aplicação deste sistema no imediato.

O Pé d'Atleta pretende, deste modo, lançar a discussão e saber a opinião dos seus leitores sobre estas novas medidas adoptadas pela FIFA.

0 comentários:

Enviar um comentário