O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

terça-feira, 5 de junho de 2012

Destaque Posicional Euro 2012 - Guarda-Redes


Shay Given

Entre os postes, numa lógica quase diametralmente oposta à das demais posições, a idade é um posto. Bastará constatar que o guardião irlandês se estreou como profissional no mítico Old Firm, com a camisola do Celtic, na época de… 1993/94! Conheceu no Newcastle os mais gloriosos anos da sua carreira, entre 1997 e 2009, representando actualmente o Aston Villa.
Contudo, exceptuando o mundial asiático, não disputou mais nenhuma fase final de uma competição de selecções. Aliás, nem ele, nem a Irlanda (Thierry Henry, lembram-se?). Resta saber se aquele que é o mais internacional dos guarda-redes em prova, totalista na fase de qualificação, estará à altura das exigências o grupo impõe (Espanha, Itália e Croácia). Acreditamos que sim. De estilo sóbrio e seguro q.b., um líder da sua formação, passará pelas suas mãos o eventual sucesso dos outsiders irlandeses.


Petr Cech

Este sim, terá uma espinhosa missão em mãos. Uma acrescida responsabilidade por não defrontar a “nata da nata” do Europeu. Inquestionavelmente o melhor guarda-redes checo de todos os tempos – melhor até que Srnicek, ex-astro do Beira Mar – é um dos poucos que restam da selecção de 2004 que caiu perante a Grécia no Estádio do Dragão. Nessa altura, podia contar com uma equipa temível à sua frente, sob a varinha mágica de Pavel Nedved, mas hoje, oito anos volvidos, a realidade é substancialmente diferente.
Dono da baliza do Chelsea, atravessa um excelente momento de forma, estando por certo com os níveis motivacionais nos píncaros após a dramática final da Champions no passado mês de Maio. O pequeno país do centro das Europa depende da sua frieza para poder sonhar com algo mais do que a mera presença na prova.

Rui Patrício

Que a hesitação do amigável contra a Turquia não tenha perturbado os seus índices de concentração. Sem a presença de Ricardo Carvalho para comandar o bloco mais recuado, mais imperativa se torna a sua capacidade de liderança e de comando de área. E, diga-se, Pepe e Bruno Alves também saberão dar conta do recado.
Ainda bastante jovem, presença assídua nas mais recentes cogitações de mercado, conseguiu com todo o mérito “roubar” a baliza a Eduardo (que não foi opção no Benfica) fruto da mais consistente temporada da sua ainda curta carreira ao serviço do Sporting. Na nossa opinião, um dos guarda-redes mais promissores do futebol europeu. Van Persie, Gomez e companhia vão ter que suar para ultrapassá-lo. Pelo menos - e pondo a isenção de parte por momentos - assim o esperamos.

0 comentários:

Enviar um comentário