O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Destaque Posicional Euro 2012 - Defesa

Jordi Alba

Lateral esquerdo que chega ao Euro 2012, depois de uma grande temporada ao serviço do Valência, como uma certeza na selecção campeã do mundo e da europa. Com apenas 23 anos, oferece ao jogo da sua equipa uma grande profundidade, subindo no terreno com bastante consistência a qualidade.

Curiosamente, esta seria a posição em que a selecção espanhola se encontrava mais enfraquecida, tendo em conta que Capdevila já não pode ser considerado como opção - ele que foi o dono do lugar no Euro 2008 e no Mundial de 2010. No entanto, e felizmente para os seus aficionados, a fúria espanhola pode carburar agora pelo lado esquerdo, visto que Alba é de longe superior ao seu antecessor. O Pé d´Atleta aponta-o como um dos grandes laterais esquerdos do futebol europeu nas próximas épocas, tendo em consideração a escassez de jogadores de qualidade na posição.

Kyriakos Papadopoulos

Central forte, de apenas 20 anos, alinha pelo Schalke 04 da Alemanha. Descrito desta forma, facilmente se poderia dizer que necessita de passar pelo tão usual "período de maturação", particularmente evidente na posição de defesa central, para poder vir a ser uma referência. Aliás, basta para isso recordar os casos de Pepe e Bruno Alves, hoje a dupla titular da selecção nacional, que, não obstante o seu reconhecido talento, passaram por um período de crescimento e afirmação algo conturbado. No entanto, Kyriakos Papadopoulos parece ter saltado etapas naquilo que seria o seu processo de formação, tendo sido considerado pela opinião pública como uma das revelações da última edição da Bundesliga, fruto de exibições extremamente sólidas e bem conseguidas ao serviço do se clube. Agora, às portas do Euro 2012,  este jovem jogador assume um papel determinante na equipa orientada por Fernando Santos, podendo e devendo ser considerado o melhor elemento do sector defensivo. O Pé d´Atleta acredita que o central desempenhará um papel absolutamente fulcral para a concretização das aspirações gregas, tanto mais que, em conformidade com o que se vem assistindo, a base de jogo desta selecção será extremamente defensiva. Tomem nota!


Lukasz Piszczek


Vencedor da Bundesliga pelo Borussia de Dortmund, lateral direito titular da Polónia, país co-organizador do Euro 2012 e, de acordo com alguma imprensa, associado ao Real Madrid como possível concorrente de Arbeloa! Assim vai a vida de Lukasz Piszczek, e não vai nada mal!

De facto, Piszczek é um jogador com grande competência na ala direita, juntando ainda o facto de se encontrar, aos 27 anos, na plenitude das suas capacidades. Assim, no ponto alto da sua carreira desportiva, a oportunidade de representar a sua selecção numa fase final do campeonato europeu de futebol, será certamente um prémio mais do que merecido. O Pé d´Atleta acredita que, apesar das fragilidades da selecção da Polónia, este jogador irá evidenciar a sua qualidade, na sequência do que vem fazendo em representação do seu clube. Sem dúvida uma das principais figuras do futebol polaco da actualidade.

1 comentários:

Unknown disse...

a não esquecer também Rami da França que depois de uma bela temporada pelo Valência será capaz de se assumir como pilar no centro da defesa Gaulesa

6 de junho de 2012 às 19:19

Enviar um comentário