O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

sábado, 9 de junho de 2012

Grupo B: Holanda 0-1 Dinamarca

Que surpresa! Tínhamos previsto uma vitória tranquila da selecção holandesa, mas a verdade é que a Dinamarca protagonizou a primeira grande surpresa da competição. O jogo começou com a equipa laranja com maior posse de bola e mais presença no meio campo contrário. Todavia, sem grandes ocasiões, e sempre muito refém da (pouca) inspiração de Robben, grande estrela da equipa. Ora, a Dinamarca, sempre muito bem organizada defensivamente, foi ganhando confiança e aos poucos soltou-se na partida e afastou o ímpeto inicial do adversário. Krohn-dehli e Rommedahl, sempre bem municiados por Eriksen, foram incomodando a frágil defensiva holandesa, e aos 24' os nórdicos chegaram mesmo àquele que viria a ser o único golo da partida. A partida arrastou-se até ao intervalo, tendo Robben (ao poste) e Van Persie (na cara de Andersen) desperdiçado duas grandes oportunidades para devolverem a igualdade à partida. 

Após o descanso, a Holanda regressou determinada a virar o resultado e aplicou uma pressão intensa sobre o último reduto dinamarquês, criando inúmeros lances de golo, sem sucesso. Stekelenburg foi inclusivamente visto a pregar uma placa com os dizeres "arrenda-se meio campo" junto da meia lua da sua área. Na realidade não foi. Mas podia ter sido. O desacerto dos homens de Van Marwijk era mais do que evidente, e a Dinamarca, a custo, ia conseguindo libertar-se do colete de forças que havia sido forçada a vestir. Krohn-deli voltou a estar perto do golo, cotando-se como o melhor elemento em campo, com movimentações inteligentes e tomadas de decisão acertadas. Com o passar dos minutos o nervosismo apoderou-se da equipa laranja, que se apresentou sem ideias no ataque e bastante insegura atrás. Sempre que a Dinamarca saía com qualidade conseguia criar perigo, o que não devia ter acontecido, tendo em conta o número de jogadores de cariz defensivo (6) que Van Marwijk apresentou.


Em suma, uma exibição pobre do conjunto holandês, agravada pela desinspiração das suas principais figuras (Sneijder, Van Persie e Robben), aproveitada com classe e eficácia pelos pupilos de Morten Olsen. A Dinamarca mostrou hoje o porquê de se ter qualificado em 1º lugar no grupo de apuramento à frente de Portugal, tendo-se apresentado, na esteira da melhor doutrina de Paulo Futre, concentradíssima, e aliando esse facto à vontade de praticar um futebol positivo e de incomodar a defensiva de um dos candidatos ao título.

0 comentários:

Enviar um comentário