O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

terça-feira, 19 de junho de 2012

Grupo D: Inglaterra 1-0 Ucrânia

Um jogo que criava, à partida, grande expectativa, uma vez que opunha duas equipas com possibilidade de se qualificarem para os quartos de final deste Euro 2012. A equipa ucraniana tentava fazer história frente aos seus adeptos, perante uma equipa inglesa que contou, novamente, com a sua estrela do ataque, Wayne Rooney, depois de ter cumprido dois jogos de castigo.

Entrou muito melhor a equipa ucraniana, remetendo a Inglaterra para os seus terrenos defensivos. Durante toda a primeira parte, o domínio de jogo pertenceu aos ucranianos que, no entanto, não criaram grandes oportunidades de golo para a baliza de Joe Hart. Todos os remates foram efectuados fora da área inglesa, sem perigo.

Já na segunda parte, entrou melhor a selecção inglesa. Aos 48', grande jogada na direita de Steven Gerrard, cruzamento para a área ucraniana, a bola sofre desvios em dois defesas, Pyatov também não fica bem na fotografia, e Wayne Rooney, ao segundo poste, a desviar de cabeça para o fundo da baliza. O atacante inglês a revelar-se um verdadeiro reforço de peso para Roy Hodgson.
A partir daqui, nova fase de domínio de jogo da Ucrânia.

Aos 62' acontece o "caso" do jogo e, quem sabe, de todo o Euro 2012. Devic isola-se em frente a Joe Hart, remata na direcção da baliza inglesa e, quando a bola já tinha, claramente, ultrapassado a linha de golo, surge o corte de John Terry. A equipa de arbitragem, composta por um fantástico número de 6 (seis) cavalheiros, 2 (dois) dos quais permanentemente em cima da linha de golo e, neste caso específico, um (1) deles ainda acompanhado por um árbitro auxiliar (que deveria igualmente estar posicionado na linha de golo), conseguiu mandar seguir o jogo, não validando o golo à equipa ucraniana. O Pé d'Atleta deixa aqui uma pergunta: o que está a fazer ali aquele senhor com um isqueiro de cozinha na mão? Se é só para vêr o jogo de uma posição privilegiada, a equipa do Pé d'Atleta também se oferece para dar uma "ajuda" à UEFA!!! Talvez haja mesmo "polvos" a adivinhar resultados antes dos jogos acontecerem!!!
Com esta decisão, a equipa de arbitragem deixou praticamente a selecção ucraniana sem hipóteses de ainda ir discutir o apuramento.

Apesar disso, a selecção do leste não desistiu. Aos 70', o seleccionador ucraniano lançou Shevchenko, que neste jogo começou no banco. Aos 74' Milevsky esteve perto do golo, mas Joe Hart fez uma boa defesa, que impediu os ucranianos de sonhar.

O jogo chegou ao fim com a vitória (injusta) da Inglaterra, que agora, fruto do seu apuramento em primeiro lugar neste Grupo D, defrontará a Itália nos quartos de final.
A Ucrânia despede-se do Euro 2012 com a sensação de que poderia ter chegado um pouco mais longe, caso a sorte, e outros factores, lhe tivessem sido favoráveis...

1 comentários:

Anónimo disse...

Em dois jogos decisivos, a arbitragem tomou protagonismo.
É lamentável que assim seja e ainda por cima são sempre os mesmos beneficiados.
Se tudo correr bem, na meia-final iremos jogar contra 17, ou até mais, pois o presidente da UEFA parece andar a substituir os polvos.

Falando do mais importante, gostei bastante deste jogo. A Ucrânia esteve muito bem, não fazendo sentido o rótulo de equipa mais fraca do grupo. A vontade de vencer superou o acréscimo de qualidade (teórica) das estrelas Inglesas.

DF

20 de junho de 2012 às 11:38

Enviar um comentário