O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

terça-feira, 12 de junho de 2012

Grupo A: Grécia 1-2 República Checa


Início surpreendente da República Checa, que chegou ao golo logo ao minuto 3, por intermédio de Jiracek, fazendo de seguida (ao minuto 5), o 2-0, por Pilar. Impressionante! 5 minutos de jogo e já a Grécia tinha sofrido dois golos!

Fernando Santos não poderia imaginar um arranque pior, frente a uma selecção da República Checa que tinha sido goleada pela Rússia por 4-1 no jogo anterior. No entanto, esta República Checa não era a mesma da 1ª jornada, apresentando-se com uma atitude renovada, através de um futebol rápido, fluído e com uma grande envolvência ofensiva dos seus dois laterais, Selassie e Limbersky.

E a verdade é que a Grécia não conseguiu reagir de modo algum à atitude dominadora dos homens de Michal Bilek, que exploraram da melhor forma as debilidades dos gregos e os deixaram permanentemente encostados à sua grande área. Como se não bastasse, o guarda redes grego (Chalkias) lesionou-se ao minuto 23, forçando a entrada de Sifakis e limitando ainda mais a margem de manobra de Fernando Santos a partir do banco.

Tudo lhe corria mal! A Grécia não conseguiu fazer um único remate à baliza de Petr Cech até que, ao minuto 40, conseguiu marcar por Fotakis, golo  que viria a ser anulado por fora de jogo. De facto, este não era dia para os campeões europeus de 2004.

Na segunda parte, tal como tinha acontecido frente à Polónia, a Grécia entrou em campo com mais qualidade, chegando ao golo ao minuto 53, por Gekas, entretanto em jogo. Diga-se ainda que neste lance, Petr Cech não está isento de culpas. Os gregos voltavam a acreditar!

Acreditavam tanto, que assistimos a uma mudança completa do sentido do jogo, com a Grécia a assumir o papel que pertencera à República Checa na 1ª parte.

Quanto à República Checa, depois de uma 1ª parte parte muitíssimo boa, acabou por diminuir o ritmo de jogo de uma forma bastante acentuada, perdendo o controlo das operações para uma Grécia muito agerrida e apostada em não perder de vista o apuramento.

Mesmo assim conseguiu dar conta das investidas gregas, não deixando de, a espaços, sair rapidamente para o ataque e impedir que o sufoco fosse demasiado intenso. Merece por isso uma palavra de apreço, pela conqista de uma vitória num momento em que quase toda a gente dava por perdida esta sua participação no Euro 2012.

Por tudo isto, resultado muito positivo para a República Checa que, apesar das dificuldades por que passou na 2ª parte, consideramos uma justa vencedora. Destacamos ainda o facto de Pilar ter marcado o seu 2º golo na competição, assumindo-se como goleador da equipa e deixando Milan Baros num plano de menor destaque.
Com este resultado, as contas ficam bastante complicadas para a equipa de Fernando Santos, que já não depende só da sua prestação no último jogo para se qualificar.





0 comentários:

Enviar um comentário