O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

domingo, 24 de junho de 2012

Quartos de Final: Itália 0-0 Inglaterra (4-2, após G.P.)


Um confronto de dois gigantes do futebol europeu, uma luta acesa pela presença na meia final do Euro 2012!

Novidade na equipa italiana, com a presença de Montolivo no meio campo, o que, quanto a nós, veio acrescentar qualidade ao jogo da equipa, com um homem capaz de atacar com grande qualidade, com características diferentes dos outros dois médios, Pirlo e De Rossi.

Início de jogo espectacular, com uns primeiros minutos de elevadíssima intensidade. Tão intensos que, decorridos apenas 5 minutos de jogo, tínhamos já assistido a duas oportunidades flagrantes: um remate incrível de De Rossi que acabou no poste da baliza de Joe Hart e uma bola de Glen Johnson "em cima" da baliza de Buffon, que este acabou por defender. Também Balotelli teve ao seu alcance o golo, não tendo sido bem sucedido em nenhuma das sua tentativas.

A Itália assumia o jogo, com mais posse de bola, com maior número de passes e uma atitude mais dominadora que a da selecção inglesa, um pouco mais na expectativa. No entanto, os ingleses não deixaram de atacar e de discutir o jogo, disputando-o com grande vontade e fazendo fortes incursões ofensivas pelo flanco direito, a cargo de Glen Johnson. Destacamos também Rooney, que não se escondeu do jogo, baixando muitas vezes até ao seu meio campo para poder ter bola e criar situações de perigo, nomeadamente pelas combinações com o seu companheiro de equipa Welbeck.

A segunda parte começou da mesma forma, com um jogo muito interessante, aberto e com oportunidades logo ao minuto 51, em que Joe Hart impediu com autoridade o golo de Itália.


Roy Hodgson apercebeu-se que o jogo estaria a ficar complicado para a Inglaterra, fazendo alterações ao minuto 59, lançando em simultâneo duas armas ofensivas, Carrol e Walcott, o primeiro como grande referência de área, com um porte físico impressionante, o segundo como uma verdadeira seta apontada à baliza de Buffon, especialmente pela sua velocidade alucinante. Os sacrificados foram Welbeck e Milner.

Ainda assim, o jogo não se alterou muito, tendo mesmo adormecido um pouco, sempre com o controlo da Itália. Efectivamente, Walcott não se viu. Quanto a Carrol, acabou por incomodar ligeiramente a defensiva italiana, assumindo-se como uma referência entre os centrais adversários.

Fim dos 90 minutos, primeiro 0-0 deste Euro 2012, mais 30 minutos de futebol para tentar apurar o adversário da Alemanha na meia final. No horizonte estavam as grandes penalidades, um pesadelo para os ingleses, eliminados várias vezes desta forma. Alguma injustiça, com a Itália a merecer a vitória, num jogo em que controlou as operações.

Prolongamento, mais uma bola no poste da baliza de Joe Hart! Desta vez Diamanti, num cruzamento que acabou em remate, surpreendendo toda a gente. Mas não foi só este lance! Ao minuto 114 golo da Itália, Nocerino, anulado por fora de jogo. Muita felicidade para Inglaterra neste jogo, que apesar de ter sido inferior ao longo dos 120 minutos de jogo conseguiu chegar à discussão através da marcação de grandes penalidades. Fica no ar a questão: porque não jogou Di Natale?

Na decisão final vence a Itália, justa vencedora por aquilo que fez durante o jogo. Destacamos Pirlo, que marcou um enorme penálti, momento de viragem que levou a sua equipa à vitória.

Falharam Montolivo, Young e Ashley Cole. Penálti decisivo marcado por Diamanti.


Vejam isto:


1 comentários:

Peacetime Resistance disse...

O Pirlo e o Buffon são os "paizinhos" desta equipa italiana. E nos penalties viu-se isso. Subscrevo por completo aquilo que indicaram os comentadores da rtp, o penalty à Panenka libertou a equipa italiana e colocou pressão sobre a Inglaterra.

Durante o jogo, destacaria a excelente entrada do Diamanti, que mexeu com a manobra ofensiva. Foi bem mais esclarecido do que o Cassano, longe de ter feito uma exibição por aí além. Talvez a Itália tenha sido injustamente penalizada por ter de disputar mais 30 minutos, quando o poderia ter resolvido em 90'. Os alemães que se cuidem, porque com pezinhos de lã, sem darem muito por eles, os italianos podem causar uma ligeira surpresa já nas meias.

25 de junho de 2012 às 11:34

Enviar um comentário