O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

domingo, 8 de julho de 2012

Ian Thorpe: O torpedo australiano!



Ian Thorpe, o nadador mais bem sucedido da Autrália, é uma referência incontornável das piscinas a nível mundial, mais concretamente quando falamos das provas de 200 e 400 livres.
5 vezes campeão olímpico (num total de 9 medalhas), este nadador foi um verdadeiro fenómeno, conseguindo proezas verdadeiramente inacreditáveis! Por exemplo, em campeonatos do mundo, Thorpe conquistou 11 medalhas de ouro, 6 delas num único campeonato, em 2001!
Mas há mais! Falamos aqui do nadador mais jovem de sempre a ganhar uma prova num campeonato do mundo, com apenas 15 anos, em Perth 1998, dando início a um reinado único nos 400 livres. É que, depois desta primeira vitória, Thorpe venceu todas as provas de 400 livres em que participou até aos J.O. de 2004! 6 anos sempre a vencer, competindo ao mais alto nível, é obra!
Além disso, é também o único nadador a ter conquistado medalhas olímpicas nas provas de 100, 200 e 400 livres, uma tarefa praticamente impossível, dada a diferença existente entre as provas.
Entre provas individuais e estafetas, bateu 23 recordes mundias, sendo considerado pelo universo da natação como o melhor nadador de meio fundo de sempre! Tanto assim que Bob Bowman, director técnico da selecção dos EUA e treinador de Phelps, afirmou que Thorpe foi sem dúvida o melhor meio fundista de sempre, tendo transportado a natação mundial para outra dimensão, e permintindo a Phelps seguir um caminho semelhante, no sentido de dar continuidade à evolução iniciada pelo australiano.

Infelizmente terminou a sua carreira de forma algo prematura no ano de 2006, alegando algumas lesões e uma suposta falta de motivação em continuar a treinar de forma tão intensa, depois de ter já conquistado tantos e tantos títulos. Ainda ensaiou um regresso, tentanto a qualificação para os J.O. de Londres mas não conseguiu a qualificação nos trials. Ficam as suas brilhantes exibições e demonstrações de poder dentro de água, tanto em campeonatos do mundo como em J.O., assim como a lembrança dos grandes duelos travados com o gigante holandês Hoogenband! Sem dúvida que, quando pensamos numa grande competição desportiva como são os olímpicos, temos em mente assistir às prestações destes grandes atletas, que modificam por completo a realidade de uma determinada modalidade.

Quanto ao Pé d´Atleta, o melhor nadador de 200 e 400 livres de sempre!
O melhor é mesmo ver!




0 comentários:

Enviar um comentário