O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

domingo, 3 de junho de 2012

Natação - 30º Meeting Internacional do Porto: Análise Final


Cumpridos dois dias de muita água nas Piscinas Municipais de Campanhã, reunimos agora  condições para uma breve análise aos resultados finais, dando lugar aos naturais destaques.

Os dois nadadores de maior nomeada, Hugues Duboscq (bateu recorde do Meeting nos 200 metros bruços, com 2.13.98) e Petra Chocova (bateu Recorde do Meeting nos 50 metros  bruços, com 31.78) cumpriram calendário, alcançando vitórias tranquilas nas provas em que participaram. Excepção feita ao 2º lugar do francês na prova dos 50 metros bruços, em que, com o tempo de 29.03s, deixou fugir a vitória para Malick Fall, que nadou em 28.84s. 

Realce também para Elisa Apostoli, que estabeleceu novo Recorde do Meeting na prova de 50 metros costas femininos (o anterior, 29.89, também já lhe pertencia desde 2010), com o tempo de 29.56.

Ainda para Jordan Coelho, que na prova nos 200 metros mariposa masculinos bateu o Recorde do Meeting, com o tempo de 1.58.88.

Quanto a portugueses, continua inalterado o número de nadadores com mínimos olímpicos, o que, pese embora o alcance de algumas vitórias, e mesmo de um Recorde do Meeting na prova de 200 estilos masculinos (2.03.28), por intermédio de Diogo Carvalho (este já com passaporte para os JO), deixa os aficionados da natação com um sentimento de alguma desilusão.

No entanto, nem tudo são más notícias! Felicitamos a Diana Durães pela obtenção do Recorde Nacional Júnior nos 200 metros estilos femininos, com o tempo de 2.20.61, quebrando o anterior máximo de Petra Chaves (2.21.44), datado de 1994!

Continuamos a acreditar que, apesar de não terem sido alcançados mínimos nesta competição, o número de nadadores portugueses em Londres poderá aumentar. E vocês?



Resultados em: http://www.annp.pt/provas1112/portomeeting12/index.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Só a Diana escapou

3 de junho de 2012 às 19:11
Anónimo disse...

O Diogo não anda em grande forma mas nos JO deve ser o melhor português

3 de junho de 2012 às 21:02
Anónimo disse...

Certamente que não teremos mais ninguém nos JO'12.

O Simão Morgado, Tiago Venâncio, Duarte Mourão e mesmo o Alexandre Agostinho, Alexis Santos, Quintanilha e recentemente o Mário Pereira estão numa fase tipicamente portuguesa: tudo à última da hora.

Os mínimos para os JO'12 já eram conhecidos, há um determinado prazo dado pela FINA, longo o suficiente para a obtenção dos mesmos. O problema é que parece que tudo apontou o pico de forma para a obtenção dos mínimos nos últimos Campeonatos da Europa em Debrecen, que até à data da sua realização era a última prova que a FPN autorizava para se obter os mínimos.

Posto isto, apenas Diogo Carvalho conseguiu o mínimo A ao longo da época, preparando assim os JO'12 da melhor forma possível. Foi-lhe possível ir ao Europeu sem a ansiedade do mínimo e, como seria de esperar, os resultados andaram longe do seu melhor, mas acredito que em Londres estará a 100% das suas capacidades física e psicológicas.

Sara Oliveira e Carlos Almeida obtiveram o mínimo COP ao longo da época, arriscando a sua presença nos JO'12, pois com estes mínimos é necessário esperar pelo ranking mundial. Contudo, penso que agora a sua presença é claramente garantida.

No Europeu, apenas o Pedro Oliveira garantiu o mínimo COP, tendo o Carlos Almeida e Diogo Carvalho confirmado os mesmos.

Em suma, é necessário rever todo o ciclo olímpico, embora o ponto fulcral será a relação estudo-desporto. É neste ponto que os EUA e outros se demarcam mais e nas grandes competições o resultado é visível.

Vamos aguardar por Londres 2012 e ver os resultados que a natação terá. Resta-nos apoiar e aplaudir os nossos melhores nadadores que lá estarão a competir com a elite mundial.

6 de junho de 2012 às 13:16

Enviar um comentário