O que achou da prestação de Portugal no Euro 2012?

terça-feira, 12 de junho de 2012

NBA - The Finals: Antevisão


Começa hoje, em Oklahoma City, a finalíssima da NBA, que oporá os Oklahoma City Thunder aos Miami Heat. E espera-se uma grande final, com a presença de alguns dos melhores praticantes da modalidade da actualidade.

Os Thunder, depois de conseguirem um record de 49-17 na fase regular, que lhes valeu um 2º lugar na conferência, chegam a esta fase, em nosso entender, como principais favoritos à conquista do anel. Por um lado, e antes de tudo, beneficiam do factor casa, sempre tão importante na NBA. Depois, porque o factor casa no caso da equipa de Oklahoma City tem valor redobrado, tal que o seu pavilhão é o mais entusiasta da liga (pelo menos os registos de decibéis assim o dizem). Além disto, contam com um 5 inicial bastante sólido, com um grande equilíbrio em termos de competências ofensivas e defensivas. Finalmente, contam com a experiência dos titulados Perkins e, claro, Derek Fisher, que podem mais do que ninguém ajudar os seus colegas a fazerem o que é necessário para que se sagrem campeões.

Por seu turno, os Miami Heat chegam a esta final debaixo de uma grande pressão. É o segundo ano - e a segunda final - do "big three" (Bosh, Wade e James) em Miami, e a equipa não quererá falhar o título novamente. Contudo, a equipa mostra-se refém daquilo que Lebron James possa produzir, e a verdade é que já passaram por surpreendentes dificuldades frente aos veteraníssimos Boston Celtics. Nem sequer a equipa de Miami aproveitou a ausência de Derrick Rose nos Chicago Bulls para ganhar a sua conferência e beneficiar, agora, do factor casa. Ainda assim, James, Bosh e Wade impõem respeito e o MVP da fase regular tem mostrado uma vontade de vencer inigualável.

Mas esta final vai ser uma final de duelos, e o Pé d'Atleta não pode deixar de fazer referência às individualidades que mais logo vão entrar em campo:

Russell Westbrook vs Mario Chalmers

Este poderá ser um dos grandes dramas da equipa de Miami: como parar Westbrook? Se com Rondo (e que trabalho deu Rondo!!) a estratégia passou por deixar o base liberto para o (fraco) lançamento, com Westbrook isso não poderá acontecer. Chalmers terá muitíssimas dificuldades e aqui poderá estar um dos duelos chave desta final, com clara vantagem para a equipa da conferência Oeste.

Sefolosha/Harden vs Dwayne Wade

Aqui Miami leva vantagem. Sefolosha é um defensor competente, mas no ataque deixa um pouco a desejar. Pelo que Dwayne Wade, apesar de não estar a apresentar o seu melhor basquetebol, pode tirar partido da sua qualidade. No entanto, sentirá também ele bastantes dificuldades quando se deparar com o melhor 6º jogador da liga. Harden é um lançador intratável e poderá causar problemas.

Kevin Durant vs Lebron James

Que duelo. Os dois melhores jogadores da actualidade vão estar cara a cara, esperemos, nos próximos 7 jogos. James tem aliado o seu portento físico (que põe ao serviço da defesa e do ataque) a uma percentagem de lançamento e um número de ressaltos quase inacreditável; já Durant tem uma relação quase simbiótica com o cesto, tal é a facilidade com que de há 3 anos para cá se sagra o melhor marcador da fase regular. Além disso, Durant, ao contrário de James (que se esconde um pouco), tem "queda" para lançamentos em cima da buzina, o que pode ser importante num confronto deste equilíbrio.

Chris Bosh vs Serge Ibaka

Esta é mais uma zona do campo em que se vai assistir a uma luta sadia. A classe do canhoto Bosh, sempre muito perigoso qualquer que seja a zona de onde arme o seu lançamento, contra Serge "Iblock" Ibaka, um dos melhores defensores da liga. Cremos que Bosh, mais do que qualquer outro adversário em toda a liga (excepção feita talvez a Kevin Love), poderá criar problemas a Ibaka. Pelo menos não terá oportunidade de ser o habitual "guarda-redes" da equipa de Oklahoma, sob pena de ver Bosh concretizar sempre perto do perímetro.

Perkins vs Joel Anthony/Udonis Haslem

A posição de Center é o calcanhar de Aquiles de ambas as formações. No entanto, Perkins acaba por ser superior a qualquer dos seus adversários. Todavia, não acreditamos que qualquer dos 3 faça pender a balança desta final para as suas hostes.



Previsão Pé d'Atleta: vitória dos Oklahoma City Thunder em 6 jogos. MVP: Kevin Durant

2 comentários:

Adriana disse...

Esta final, quanto a mim, é merecida por ambas as equipas e, apesar de ter uma opinião sólida sobre qual vai sair vitoriosa, não tenho a menor dúvida de que vai ser um espectáculo bom de ver!

Aposto na equipa de Oklahoma City pois, quanto a mim, é uma equipa poderosíssima quer a nível de referências individuais quer a nível colectivo e que me parece mais consistente para alcançar a vitória.
Começando em Serge Ibaka nos ressaltos, passando por Westbrook, que concordo plenamente que será um bico de obra parar..e vejo-o como um dos factores que mais vai pesar para fazer pender a balança para os Thunder..
Não acho, de todo, que se deva esquecer os lançamentos de que James Harden é capaz porque se o fizerem é meio caminho andado para ele destabilizar ainda mais o jogo!

Durant e LeBron são jogadores inacreditáveis e, aqui sim, vejo o verdadeiro confronto. Pessoalmente, vejo LeBron com um poderio mais físico que duvido que seja suficiente para combater a mestria da aliança entre Westbrook e Durant, sendo este último um poço de velocidade e talento..!

A minha aposta vai também para os 4-2, com a vitória (finalmente) dos Oklahoma City Thunder

13 de junho de 2012 às 00:22
Pedro Santiago disse...

Eu sou um saudosista, por isso gostava de ver uma consagração do Kobe. Ou do Duncan. Ou do Garnett. Tudo menos o Lebron :p

13 de junho de 2012 às 01:06

Enviar um comentário